20.12.10
No Jornal Liberal
O traço de Luciano Meskita
Os traços do chargista e cartunista brasileiro Paulo Caruso serviram de inspiração para os primeiros passos do paraense Luciano Meskyta no mundo dos desenhos. E a partir daí, ele não parou mais. Seus cartuns, charges e caricaturas foram parar em jornais, livros, nos principais salões de humor nacionais e internacionais e na televisão, por ocasião das comemorações pelos 40 anos da Rede Globo. Atualmente, o artista participa de eventos e pode ser encontrados todos os dias, em seu quiosque, onde usa o seu talento para fazer caricatura de pessoas comuns.
Mas até conseguir afinar sua arte ao mercado de trabalho, Luciano percorreu um longo caminho iniciado na cidade de Bragança, no nordeste paraense, onde nasceu. "Meu avô tinha uma assinatura de uma revista na década de 80, que na última página vinha com os trabalhos do grande cartunista Paulo Caruso. Foi a partir daí que me despertei para essa arte dos traços e não parei mais", relembra.
Curiosamente, as primeiras incursões no mundo da charge vieram por meio de uma prática pela qual o artista não tem grande domínio. "Meu primeiro cartun foi alguma coisa sobre futebol, mesmo não jogando nada", ressalta.
O artista também guarda boas lembranças do que considera ter sido o trabalho mais importante de sua carreira: ser um dos selecionados do concurso que escolheu as vinhetas dos 40 anos da TV Globo. Em meio as produções de cartunistas de todo o País, apenas 21 foram classificados e desenho de Luciano estava entre eles. "Participei da seleção do Plim!Plim! e fui um dos selecionados. Na época, assinei um contrato com por um período de um ano com a emissora. Meu trabalho ficou na mídia, em rede nacional durante esse tempo e foi muito legal", orgulha-se.
Luciano destaca ainda outro trabalho importante, as caricaturas feitas em um camarote na capital paulista. Para ele, a oportunidade foi única porque possibilitou uma maior visibilidade às suas produções. "Esse foi um trabalho que me deixou muito realizado. Fiz para um camarote de Carnaval em São Paulo em 2006, no qual tinha uma caricatura do jogador Ronaldinho Gaúcho. Ela ficou em destaque e chamava bastante atenção com seus mais de cinco metros de altura", conta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário